Por que estimular a praxia fina é tão importante?

Por que estimular a praxia fina é tão importante?

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O desenvolvimento da práxis fina é um processo contínuo que começa na primeira infância e continua até a adolescência. Porém, a maioria das habilidades básicas deve estar bem estabelecida por volta dos 6-7 anos.

Procurar um psicomotricista para ajudar a criança com o desenvolvimento da práxis fina pode ser fundamental em várias situações. Aqui estão alguns sinais e momentos em que pode ser necessário buscar essa ajuda especializada:

1-Dificuldade em tarefas diárias: como vestir-se, abotoar botões, usar utensílios para comer, ou escovar os dentes, pode ser útil consultar um psicomotricista.

2-Desempenho escolar: Quando a criança enfrenta desafios na escola relacionados à escrita, cortar com tesouras, colagem ou outras atividades manuais, isso pode indicar a necessidade de um acompanhamento especializado.

3-Atraso no desenvolvimento motor: Se a criança está atrasada em relação aos marcos do desenvolvimento motor fino para a sua faixa etária, como pegar objetos, desenhar formas simples ou realizar tarefas de precisão, um psicomotricista pode ajudar a identificar e tratar esses atrasos.

Por que desenvolver essa habilidade é relevante?

  • Promover o desenvolvimento motor e cognitivo: Pesquisas indicam que atividades que envolvem a praxia fina, como o desenho e o uso de tesouras, estimulam não apenas a coordenação motora, mas também áreas do cérebro relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas complexas.
  • Gerar autonomia e independência: A capacidade de realizar atividades de autocuidado, como vestir-se, escovar os dentes e comer, está diretamente relacionada à praxia fina. Crianças que desenvolvem essas habilidades com sucesso tendem a ser mais autônomas e independentes, o que, por sua vez, aumenta a autoestima e a confiança.
  • Sucesso acadêmico: Crianças que possuem uma boa coordenação motora fina são capazes de segurar o lápis corretamente, traçar letras e números com precisão e completar tarefas escolares de forma mais eficiente.

Dessa forma, a consulta com um psicomotricista deve ser considerada sempre que houver sinais de dificuldades no desenvolvimento da práxis fina. A intervenção precoce é crucial para ajudar a criança a superar esses desafios e desenvolver as habilidades necessárias para realizar tarefas diárias e acadêmicas com confiança e eficiência.

Referências:

Case-Smith J. Effectiveness of school-based occupational therapy intervention on handwriting. Am J Occup Ther. 2002 Jan-Feb;56(1):17-25. doi: 10.5014/ajot.56.1.17. PMID: 11833397.

Cameron CE, Brock LL, Murrah WM, Bell LH, Worzalla SL, Grissmer D, Morrison FJ. Fine motor skills and executive function both contribute to kindergarten achievement. Child Dev. 2012 Jul-Aug;83(4):1229-44. doi: 10.1111/j.1467-8624.2012.01768.x. Epub 2012 Apr 26. PMID: 22537276; PMCID: PMC3399936.

Grissmer D, Grimm KJ, Aiyer SM, Murrah WM, Steele JS. Fine motor skills and early comprehension of the world: two new school readiness indicators. Dev Psychol. 2010 Sep;46(5):1008-17. doi: 10.1037/a0020104. PMID: 20822219.

https://www.youtube.com/watch?si=lw12qANMwkVSYcrn&v=87rAofY40jw&feature=youtu.be

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